20120625
Inauguração do Canal do Panamá
Hoje 15 de agosto de 1914 - Após dez anos de trabalho e da escavação de um volume de material quase quatro vezes maior do que o inicialmente projetado, o Canal do Panamá com uma extensão de 82 km, que foi concluído em 10 de outubro de 1913, entra finalmente em atividade, constitui-se em numa maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas permitirá até mesmo a passagem dos maiores navios existentes atualmente, revolucionando os atuais padrões de transporte marítimo.
Foram três engenheiros-chefe são os principais responsáveis por esta obra, hoje inaugurada:
- O primeiro engenheiro-chefe do projeto foi John Findlay Wallace. Prejudicado pelas doenças e pela escassa organização, sem condições de trabalho, acabou por se demitir após um ano de trabalho.
- O segundo, Joh Stevens , optou pela construção de um canal com eclusas, propondo-se a controlar o curso do rio Chagres por meio de um aterro de grandes dimensões, formando uma barragem em Gatún. O lago artificial assim formado não apenas forneceria a água e a energia elétrica necessários à operação das eclusas, como também constituiria a via líquida. Construiu a maior parte da infraestrutura necessária, casas para os trabalhadores, a reconstrução da ferrovia do Panamá destinada ao transporte de carga pesada e o projeto de um método eficiente de remoção de entulho. Viria a demitir-se, por sua vez, em 1907.
-O terceiro e último foi o coronel George Washington Goethals. Sob a sua direção, os trabalhos de engenharia foram divididos entre a construção de represas, de eclusas e de lagos em ambos os lados, e o grande trabalho de escavação através da falha continental em Culebra, concluindo hoje esta obra.grande.