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20121206

O D-LZ 127 Graf Zeppelin



Hoje, 08 de julho de 1928, o D-127 Graf Zeppelin esta sendo batizado, a madrinha é a Condessa Helene von Brandestein Zeppelin, este dia foi escolhido por ser data que o Conde Zeppelin faria 90 anos. O primeiro vôo do dirigível ocorreu no dia 18 de setembro deste mesmo ano sob o comando de Hugo Eckner e durou 3 horas, retornando a base de Friedrichshafen.
O Graf Zeppelin tem 213 m de comprimento, 5 motores Maybach com 12 cilindros, desenvolvendo até 550 HP cada, alimentados com um combustível leve, o Blau Gás (H2) e gasolina, e velocidade de cruzeiro até 128 km/h enquanto que num navio variava entre 25 e 40 km/h. Tem uma capacidade de carga para até 62 toneladas, transporta 20 passageiros e 45 tripulantes, com um volume deslocado de 105.000 m³, sendo o maior dirigível em operação até esta data. Sua estrutura é baseada numa carcaça de alumínio, revestida por tela, recoberta por lona de algodão, pintada com tinta prata para absorver o calor.
Hugo Eckner e Ludwig "o projetista"
Quem observa de fora a silhueta elegante e inconfundível do Graf Zeppelin, não imagina o conforto que a gôndola proporciona para os passageiros. Possui banheiros, sala de jantar e estar, cozinha, e salas de rádio e navegação. O Graf Zeppelin, conta ainda com 10 camarotes, com dois beliches cada um, que confirmam a fama de "hotel voador". A passagem custa 6.590 réis. Nenhum acidente até hoje foi registrado com o Graf Zeppelin.
Lembrando um pouco da história desta fantástica aeronave, vejamos:

Em 29 de agosto de 1929, comandado por Hugo Eckner, completou o primeiro vôo em redor do mundo ao aterrar em Lekehurst, Nova Jersey, nos EUA. Esta famosa epopéia durou 21 dias e foram percorridos 34.600 km. Muitas viagens foram realizadas em diversos paises do mundo, atendo-se somente ao Brasil, vejamos:

Zeppelin atracado no Campo de Jiquiá - Recife
Em 21 de maio de 1930, ocorreu o primeiro vôo para o Brasil, tendo como ponto de chagada a cidade de Recife, atracando no Campo do Jiquiá em uma torre fixa especialmente construída para esta finalidade. Em terra, mais de 15.000 pessoas foram assistir ao evento e recepcionar a aeronave. No local estiveram presentes o próprio governador do estado de Pernambuco, Estácio Coimbra e o Sociólogo Gilberto Freyre. No comando da aeronave estava o Professor Hugo Eckner. Recife foi a uma das primeiras cidades da América com conexão direta para a Europa.
Em virtude da ausência de instalações adequadas no Campo dos Affonsos, na Capital da Republica, nos primeiros anos de operação o Graf Zeppelin ao chegar ao Brasil atracavam na cidade do Recife, onde os passageiros eram desembarcados e os que se destinavam ao sul e principalmente ao Rio de Janeiro seguiam viagem em aviões da empresa aérea Sindicato Condor.

Zeppelin sobrevoando o Rio de Janeiro
Em 12 de maio de 1933, o Zeppelin chega ao Rio de Janeiro e por não estar ainda concluída a torre de amarração na ponta do Calabouço deslocou-se para o Campo dos Affonsos e lá também não pode baixar logo cedo (7:00 horas da manhã), devido a forte cerração que reinava, o possante dirigível fez então um passeio até Santos e São Paulo, voltando depois para a Guanabara onde chegou as 17:00 h e pousando em boas condições (Folha da Manhã). Meia hora depois, partiu para Recife, após o embarque dos passageiros que o espera.

Sobrevoando Porto Alegre
Em 29 de junho de 1934, o LZ-127 Graf Zeppelin sobrevoou a Cidade de Porto Alegre em um vôo proveniente do Rio de Janeiro, com destino a Buenos Aires. A enorme aeronave em forma de charuto atraiu os olhares de quem passava na rua, tirou gente de casa e nunca mais saiu da memória de quem a viu, foi indescritível o movimento se notou em toda a cidade, perturbando o dia tranqüilo.

O D-LZ 127 Graf Zeppelin é a grandiosidade personificada e simboliza os avanços do transporte aéreo de nossa época.

O filme de 1932 mostra uma viagem para o Rio de Janeiro a bordo do Graf Zeppelin:

Veja mais em:
http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2011/07/os-zeppelins-nos-ceus-brasileiros.html
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