" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20130109

As Comunicações no RGS



Central telefônica anos 30
Hoje, 29 de abril de 1972 – Comemora-se o cinqüentenário da implantação da primeira central telefônica automática a bateria central no Brasil, inaugurada em 29 de abril de 1922 em Porto Alegre, sendo a primeira cidade do país a implantar uma central de tão alta tecnologia. A terceira das Américas, logo depois de Chicago e Nova York. A segunda foi inaugurada três anos depois na também cidade gaúcha de Rio Grande. A terceira, em 1928, em São Paulo, e em 1929 foi à vez do Rio de Janeiro inaugurar sua primeira central automática.

Antes disto para se fazer uma chamada, o assinante rodava a manivela do telefone, fazendo tocar uma campainha junto da operadora da central. Esta introduzia uma pequena ficha e perguntava: “Qual é o número, por favor?” Podia-se então ligar a linha de quem tinha solicitado à linha do número desejado.

Em março de 1884, a história das telecomunicações no Rio Grande do Sul começa, quando foi concedida a concessão para a implantação de linhas telefônicas em Porto Alegre;
Em 15 de setembro 1886, a Companhia União Telephônica inaugura o Centro Telefônico de Porto Alegre em um prédio localizado na esquina das ruas Riachuelo com General Câmara, na presença do Marechal Deodoro da Fonseca então Presidente da Província;
Prédio da CRT em 29/07/1934, no alto o Zeppelin.
Em Janeiro de 1909 a Capital Gaúcha a tornou-se quinta cidade do mundo e a primeira da América do Sul a dispor de uma central telefônica a bateria central manual, na época esta a era a mais moderna em tecnologia;
Em Maio de 1912 é inaugurada a primeira linha de longa distância entre Porto Alegre e Pelotas.
Em 29 de abril de 1922 é implantação da primeira central telefônica automática a bateria do Brasil em Porto Alegre;
Em 23 de março de 1968 é Implantação da primeira rota de microondas entre Porto Alegre e Caxias do Sul;
Em 8 de novembro de 1969 é implantado do Sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) entre Porto Alegre e São Paulo. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a ter o suporte necessário para implantação do DDD. Também foi o primeiro estado a beneficiar-se desses serviços.
Telefone com discador automético

"O telefone é uma invenção atribuída a Alexander Graham Bell, datada de 2 de junho de 1875, quando ele conseguiu fazer sua primeira comunicação à distância, patenteando a invenção no ano seguinte".

Em 1877 quando D. Pedro II ordenou a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio da Quinta da Boa Vista às residências dos seus ministros, inaugurando efetivamente a telefonia no Brasil. Hoje podemos afirmar que em nossa época o Rio Grande do Sul orgulha-se de ser um dos pioneiros neste tipo de empreendimento. 
ngc-news(0023)