" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20121016

Inauguração do Maracanã



Hoje, 16 de junho de 1950, esta sendo inaugurado o estádio municipal da Cidade do Rio de Janeiro, o Maracanã, cujo nome oficial é Jornalista Mário Rodrigues Filho. Foi especialmente construído sediar a Copa do Mundo de 1950, já que a Europa encontra-se ainda abalada pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Amanhã um jogo amistoso entre as seleções de novos do Rio e de São Paulo será o primeiro jogo no novo estádio.
O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m numa área de 186.638 m², onde serão realizadas grandes competições de futebol e espetáculos musicais com artistas consagrados mundialmente.

O hoje o estádio Mario Filho, o Maracanã, é o maior palco de futebol do mundo e ainda é considerado o Templo do futebol mundial com capacidade para cerca de 100 mil pessoas. Já o nome popular “Maracanã” é oriundo do Rio Maracanã, que cruza a Tijuca passando por São Cristóvão, desaguando no Canal do Mangue antes do deságue na Baía da Guanabara. Também existia, no local, grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas maracanã-guaçu – Daí o seu nome.

Data fim da década de 1940, o envolvimento de Mário Filho com as causas esportivas e questões políticas que precederam a construção da obra. O Rio vivia os preparativos para a Copa do Mundo de 1950.
 
Mário Rodrigues Filho
A construção do Maracanã foi muito criticada pelo deputado federal Carlos Lacerda, inimigo político do prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais pelos gastos e também, devido à localização escolhida, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos. A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor sido apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.
As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948. Trabalharam na construção cerca de 1.500 homens, somado-se a estes mais 2.000 nos últimos meses de trabalho. Apesar de hoje estar sendo inaugurado, as obras ainda não foram dadas por terminadas, mas prontas para os grandes e inesquecíveis espetáculos que estão por vir.