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20121023

Aniversário de 75 anos do Metrô de Moscou



Hoje 15 de maio de 2005, O Metro de Moscovo, o Metrô de Moscou (Московский метрополитен) esta comemorando 75 anos. É um dos maiores, mais belo e mais antigo do mundo, tem várias estações que são autenticas obras de arte, um verdadeiro palácio subterrano. Estão previstas várias programações entre elas a abertura de duas novas estações - Dostoievskaia e Mariina Roscha e a inauguração de um trem retrô, uma cópia praticamente exata do primeiro trem que circulou em 1935. O metrô de Moscou possui vários modelos de trens estilizados. Um dos mais famosos é o trem-pinacoteca com uma galeria de belas pinturas. Também há o “trem-museu” e o “Moscou que lê”, com imagens e obras de escritores famosos da literatura russa e estrangeira.

A sua construção foi iniciada durante o governo de Joseph Stálin em 1935. Hoje o metrô de Moscou é utilizado por cerca de 9,2 milhões de pessoas todos os dias, ligando o centro da cidade com as áreas industriais e blocos de apartamentos nos bairros mais distantes. No momento o metrô representa 56% do transporte de passageiros da capital.
Sala de controle de tráfego em 1935
Algumas estações construídas durante a Segunda Guerra Mundial que passam sob o rio Moscou são profundas e foram planejadas para servirem como abrigos antiaéreos.

Usuários em 1935
A primeira linha foi inaugurada em 1935 entre as estações de Sokolniki e Park Kultury com um ramal na estação Okhotny Ryad com um comprimento de 11,2 km. Hoje são 182 estações dividas em 12 linhas e quase 305,5 km de extensão.
Entre os anos 30 e 50, surgiram às estações mais grandiosas, com lustres suntuosos e decoração palaciana. Paradoxalmente, em todas elas, a ideologia da revolução está presente, seja na quase onipresença da figura de Stálin, seja nos afrescos e estátuas que remetem ao trabalhador, sempre em ação no seu ofício ou claramente feliz.

As estações construídas sob os governos de Nikita Kruschev e Leonid Brezhnev, entre os anos 50 e 70, ganharam ares mais austeros, com iluminação e decoração bem mais simples, apenas com azulejos e colunas cujas formas e cores as diferenciam. Dos anos 80 para cá, as novas estações voltaram a ser mais extravagantes e arrojadas.
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