" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20121126

Computador mais velho do mundo

Hoje, 20 de novembro de 2012, “The Witch” (“A Bruxa”, em português), o computador digital mais antigo do mundo voltou a ser ligado no Reino Unido, em uma cerimônia realizada no Museu Nacional do Computador, em Buckinghamshire. Participaram da cerimônia alguns dos seus criadores, assim como cientistas que nele trabalharam e ajudaram no seu desenvolvimento.

 A histórica máquina começou a ser construída em 1949 e, nos anos 50, acabou se tornando a peça central do programa britânico de Pesquisa de Energia Atômica. A missão da máquina era facilitar o trabalho dos cientistas realizando operações matemáticas, que antes eram feitas em simples máquinas de calcular. Apesar da lentidão de seus primeiros trabalhos — demorava dez segundos para multiplicar dois números – em pouco tempo se transformou em peça indispensável e chegou a ser utilizado 80 horas por semana, um recorde para a época.


Em 1957 acabou sendo substituída (A bruxa) por computadores mais velozes e pequenos e assim transferida para a atual Universidade de Wolverhampton (Leste da Inglaterra), sendo então muito utilizada para ensinar aos alunos os primeiros passos de programação. Após, o computador foi transferido para o Museu de Ciência e Indústria de Birmingham, porém, com seu fechamento, “The Wich” acabou desmontado e levado a um armazém municipal no ano de 1997.

Em 2009, Kevin Murrell, membro do conselho de administração do Museu Nacional do Computador, reconheceu o painel de controle do “The Witch” em uma fotografia tirada por um antiquário de computadores. Por fim, após três longos anos, uma equipe conseguiu recuperar o equivalente a 1.390 peças originais e colocar a máquina em funcionamento.

"The Witch" torna-se hoje o computador mais antigo no mundo em atividade.

Não deixe de assistir o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Ibc5cQAK5mo