" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20121101

Teleférico do Pão de Açucar



Hoje, 27 de outubro de 1912, foi inaugurado o primeiro trecho do teleférico do Pão de Açúcar, o maior cartão postal do Brasil.
 
Cerimônia de inauguração
Só existem atualmente mais dois teleféricos no mundo: o de Monte Ulia na Espanha, com uma extensão de 280 metros, construído em 1907; e o de Wetterhon na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908, sendo que o nosso é o primeiro dentro do perímetro urbano.

Esta obra iniciada em 1909, demorou três anos para ser completada e precisou de uma grande equipe de operários brasileiros e portugueses, que utilizaram equipamentos importados da Alemanha.
 O Camarote carril, bondinho como é carinhosamente chamado, chegando ao Morro da Urca, abaixo vista parcial da Praia Vermelha
A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levavam curiosos e alpinistas a escalar o Morro da Urca e Pão de Açúcar, já em fins do século XIX.

Eng. Augusto e sua família
 O desenvolvimento de novas técnicas de engenharia possibilitaram ao engenheiro Augusto Ferreira Ramos idealizar o projeto - Um projeto ousado - O ano era 1908 -  Construir um caminho aéreo entre os morros da enseada da Baía de Guanabara. Hoje, quatro anos depois, o primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca é inaugurado, com uma extensão de 600 metros e 220 metros de altura. Para esta etapa do teleférico foram necessários mais de 400 homens-operários-escaladores, que carregaram as primeiras peças ao topo do Morro da Urca. Para finalmente montar um guincho que auxiliou na subida dos cabos de aço. O segundo trecho do percurso, que ligará esta estação ao morro do Pão de Açúcar, deverá entrar em operação somente no ano que vem, conforme previsão da Companhia responsável pela obra.

Estação do Morro da Urca
A inauguração de um caminho aéreo na cidade do Rio de Janeiro, inclui no mapa turístico do Brasil um empreendimento que com o seu constante vaivém incorporara à paisagem, um belo cartão postal. No primeiro dia foram transportadas 577 pessoas da praia Vermelha até o alto do Morro da Urca, um trajeto de seis minutos de duração em uma cabina construída em madeira com capacidade para 17 pessoas sentadas. O “Camarote carril” foi fornecido pela empresa alemã J. Pohlig, tendo o seu interior forrado e bancos para a acomodação dos passageiros.
Construída esta etapa, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, este complexo turístico foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.

Não deixe de assistir: