Hoje, 27 de outubro
de 1912, foi inaugurado o primeiro trecho do teleférico do Pão
de Açúcar, o maior cartão postal do Brasil.
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Cerimônia de inauguração |
Só existem atualmente mais dois teleféricos no mundo: o de
Monte Ulia na Espanha, com uma extensão de 280 metros, construído
em 1907; e o de Wetterhon na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído
em 1908, sendo que o nosso é o primeiro dentro do perímetro urbano.
Esta obra iniciada em 1909, demorou três anos para ser completada e precisou
de uma grande equipe de operários brasileiros e portugueses, que utilizaram
equipamentos importados da Alemanha.
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O Camarote carril, bondinho como é carinhosamente chamado, chegando ao Morro da Urca, abaixo vista parcial da Praia Vermelha |
A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do
mundo, era o atrativo que levavam curiosos e alpinistas a escalar o Morro da
Urca e Pão de Açúcar, já em fins do século XIX.
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Eng. Augusto e sua família |
O desenvolvimento de novas técnicas
de engenharia possibilitaram ao engenheiro Augusto Ferreira Ramos idealizar o
projeto - Um projeto ousado - O ano era 1908 - Construir um caminho aéreo entre os morros da
enseada da Baía de Guanabara. Hoje, quatro anos depois, o
primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca é inaugurado, com
uma extensão de 600
metros e 220 metros de altura. Para esta etapa do
teleférico foram necessários mais de 400 homens-operários-escaladores, que
carregaram as primeiras peças ao topo do Morro da Urca. Para finalmente montar
um guincho que auxiliou na subida dos cabos de aço. O segundo trecho do
percurso, que ligará esta estação ao morro do Pão de Açúcar, deverá entrar em
operação somente no ano que vem, conforme previsão da Companhia responsável
pela obra.
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Estação do Morro da Urca |
A inauguração de um caminho aéreo na cidade do Rio de Janeiro, inclui no
mapa turístico do Brasil um empreendimento que com o seu constante vaivém
incorporara à paisagem, um belo cartão postal. No primeiro dia foram
transportadas 577 pessoas da praia Vermelha até o alto do Morro da Urca, um
trajeto de seis minutos de duração em uma cabina construída em madeira com
capacidade para 17 pessoas sentadas. O “Camarote carril” foi fornecido pela
empresa alemã J. Pohlig, tendo o seu interior forrado e bancos para a
acomodação dos passageiros.
Construída esta etapa, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de
Açúcar, este complexo turístico foi criado para o divertimento de milhares de
pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.
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