" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20121206

O Hangar do Graf Zeppelin



Hoje, 26 de dezembro de 1936, esta sendo inaugurada na presença do presidente Getúlio Vargas a instalação de atracação da aeronave dirigível Graf Zeppelin, no distrito de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, a qual conta com a torre de atracação e um gigantesco hangar, este concebido por engenheiros alemães, foi construído pela Construtora Nacional Condor, empresa brasileira que seguiu as instruções estritas de montagem do enorme conjunto pré-fabricado na Alemanha. Possibilitando a ativação de uma linha regular de dirigíveis, que ligará as cidades de Frankfurt ao Rio de Janeiro com escala em Recife. Os futuros passageiros contarão também com um ramal ferroviário, para conduzir-los até a Estação Dom Pedro II no centro de Rio de Janeiro (um trecho 35 km).

O hangar apresenta grandes dimensões, sendo: 274 m de comprimento, 58 m de altura e 58 m de largura. Orientado no sentido norte/sul, o seu portão norte, com 28 m de largura e 26 m de altura, serve apenas para ventilação e saída da torre de atracação, sendo aberto manualmente. O portão sul, o principal, abre-se em toda a altura do hangar e possui duas folhas de 80 toneladas de peso cada uma. Estas são abertas graças a potentes motores elétricos ou alternativamente, de forma manual. As instalações elétricas são blindadas para evitar o surgimento de qualquer fagulha, o que poderia causar um incêndio catastrófico nos dirigíveis. No topo do hangar, a 61 m de altura, esta a torre de comando, de onde se pode avistar toda a área circundante, desde a baia de Sepetiba até o Rio Gandu.
A torre de atracação onde após o pouso o dirigível é amarrado move-se sobre trilhos e reboca o dirigível para dentro do hangar.

Hoje novos rumos iniciam-se na história da aviação comercial no Brasil.