Hoje, 02 de fevereiro
de 1885, esta sendo inaugurada a Ferrovia Curitiba - Paranaguá pertencente
à Rede de Viação Paraná - Santa
Catarina (RVPSC). O objetivo desta
estrada de ferro é estreitar as relações entre as cidades do litoral paranaense
e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além do
que é imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil,
para dar vazão à produção de grãos dos estados e dessa forma, garantir apoio ao
desenvolvimento econômico da região.
Curva na encosta da Serra |
Maria fumaça sobre o Viaduto Carvalho |
Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus. A obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
A construção, que durou menos de cinco anos e consagrou engenheiros notáveis como, o Comendador Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares, obedeceu, no trecho da serra, a diretriz do traçado elaborado por Antônio Pereira Rebouças Filho.
O ponto mais elevado da linha encontra-se à entrada oeste do túnel de Roça Nova, onde a linha atinge 955 metros sobre o nível do mar, e, o mais baixo, na Estação do Porto D. Pedro II, em Paranaguá, com 4,66m. Na estação do Marumbi, passa a linha férrea ao lado do Pico do mesmo nome, com 1.539 metros e do morro do Leão, com 1564 metros, vencendo o degrau entre o litoral paranaense e o primeiro planalto do interior, onde está Curitiba, a cerca de 900 metros de altitude.
Estação Ferroviária em Curitiba |
Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens. A maioria deles composta de imigrantes trabalhadores na lavoura vindos em Curitiba e do litoral.
É a primeira obra com essas características a ser construída
no mundo.