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20120823

Inauguração da Ferrovia Curitiba - Paranaguá


Hoje, 02 de fevereiro de 1885, esta sendo inaugurada a Ferrovia Curitiba - Paranaguá pertencente à Rede de Viação Paraná - Santa Catarina (RVPSC). O objetivo desta estrada de ferro é estreitar as relações entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além do que é imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para dar vazão à produção de grãos dos estados e dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Curva na encosta da Serra
O esforço e a ousadia de trabalhadores braçais, mais de 9000, engenheiros e outros profissionais resultou numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. Hoje concluída após de cinco anos do início das obras. Participarão da viagem inaugural autoridades federais e locais, jornalistas e outros convidados. A viagem entre Paranaguá e Curitiba deve demorar nove horas. A cada ponte, a cada túnel, a cada paisagem que se destaca ao longo desta inesquecível viagem, o melhor que podemos fazer é nos extasiarmos com este maravilhoso projeto. Uma ferrovia imperial que, com seus 110 encantadores quilômetros, que ligará Curitiba a Paranaguá a partir de hoje, perpetuando no tempo este magnífico e arrojado projeto.
Maria fumaça sobre o Viaduto Carvalho
Os primeiros estudos para a sua construção datam de 1875. Embora a pedra fundamental da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba tivesse sido oficialmente lançada em 5 de junho de 1880, em Paranaguá, no local em que hoje se situa o marco zero do trecho.

Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus. A obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
 A construção, que durou menos de cinco anos e consagrou engenheiros notáveis como, o Comendador Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares, obedeceu, no trecho da serra, a diretriz do traçado elaborado por Antônio Pereira Rebouças Filho.
O ponto mais elevado da linha encontra-se à entrada oeste do túnel de Roça Nova, onde a linha atinge 955 metros sobre o nível do mar, e, o mais baixo, na Estação do Porto D. Pedro II, em Paranaguá, com 4,66m. Na estação do Marumbi, passa a linha férrea ao lado do Pico do mesmo nome, com 1.539 metros e do morro do Leão, com 1564 metros, vencendo o degrau entre o litoral paranaense e o primeiro planalto do interior, onde está Curitiba, a cerca de 900 metros de altitude.

Estação Ferroviária em Curitiba
Ao longo de sua extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 14 túneis, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando.
Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens. A maioria deles composta de imigrantes trabalhadores na lavoura vindos em Curitiba e do litoral.
É a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.