Hoje, 27 de maio de 1937, foi aberta ao transito a Ponte do Portão de Ouro (Golden Gate Bridge).
Localizada sobre
a baía de São Francisco no estado da California nos Estados Unidos liga a
cidade se São Francisco a Sausalito, na região metropolitana da cidade.

A São
Francisco é totalmente cercada de água, o que faz dela uma península, dai a
necessidade de se conectar com as regiões vizinhas por via rodoviária, onde se
encaixa a construção de uma ponte. A idéia de
uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez num artigo do
jornalista James Wilkis em 1916. Um grande desafio, já que o estreito é
conhecido pelos fortes ventos e correntezas o que dificultaria a sua construção.
Seu nome foi escolhido em 1927, quando MM
O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco referiu-se a ponte
como Golden Gate Bridge.
A dificílima
tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora
não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato
com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de
1933. Joseph Strauss enfrentou muitas críticas e oposições em relação ao
projeto. A primeira vinha do Departamento de Defesa, alegando que a construção
da ponte iria dificultar o acesso de navios a baía.

Uma estrutura
do porte da ponte Golden Gate foi
obviamente um trabalho muito perigoso para os trabalhadores. Vinte milhões de
dolares foram gastos para a sua construção e centenas de milhares de dólares
foram bem investidos para garantir a segurança dos trabalhadores, mesmo assim
em média, uma fatalidade foi registrada, por cada milhão de dólares gastos.
Desde o
início da construção, Strauss se importou com a segurança de todos trabalhadores,
impondo capacetes e cabos de segurança para todos os empregados. O engenheiro
Russel Cone ficou responsável por monitorar o cumprimento das regras de
segurança e assim garantir o uso de todos os equipamentos.
