Hoje, 27 de maio de 1937, foi aberta ao transito a Ponte do Portão de Ouro (Golden Gate Bridge).
Localizada sobre
a baía de São Francisco no estado da California nos Estados Unidos liga a
cidade se São Francisco a Sausalito, na região metropolitana da cidade.
Foi no início do século XX, após o terremoto de 1906, que
a cidade de São Francisco passou por um período de ascensão econômica, surgindo
a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a
economia nas cidades ao redor da baía.
A São
Francisco é totalmente cercada de água, o que faz dela uma península, dai a
necessidade de se conectar com as regiões vizinhas por via rodoviária, onde se
encaixa a construção de uma ponte. A idéia de
uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez num artigo do
jornalista James Wilkis em 1916. Um grande desafio, já que o estreito é
conhecido pelos fortes ventos e correntezas o que dificultaria a sua construção.
Seu nome foi escolhido em 1927, quando MM
O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco referiu-se a ponte
como Golden Gate Bridge.
A dificílima
tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora
não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato
com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de
1933. Joseph Strauss enfrentou muitas críticas e oposições em relação ao
projeto. A primeira vinha do Departamento de Defesa, alegando que a construção
da ponte iria dificultar o acesso de navios a baía.
A Golden Gate
Bridge é uma ponte pêncil. Com 2737 metros de comprimento total, incluindo os
acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas
torres de 1280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros
acima do nível do mar, suportando os cabos que suportam o tabuleiro suspenso. Isto
significa que os dois cabos principais têm de estar preparados para suportar
todo o peso do tabuleiro e o dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um
destes tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27.572 cabos
menores.
Uma estrutura
do porte da ponte Golden Gate foi
obviamente um trabalho muito perigoso para os trabalhadores. Vinte milhões de
dolares foram gastos para a sua construção e centenas de milhares de dólares
foram bem investidos para garantir a segurança dos trabalhadores, mesmo assim
em média, uma fatalidade foi registrada, por cada milhão de dólares gastos. Desde o
início da construção, Strauss se importou com a segurança de todos trabalhadores,
impondo capacetes e cabos de segurança para todos os empregados. O engenheiro
Russel Cone ficou responsável por monitorar o cumprimento das regras de
segurança e assim garantir o uso de todos os equipamentos.