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20120821

Monumento do Cristo Redentor


Hoje 12 de outubro de 1931 às 19h 15min, esta sendo inaugurado no alto da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro o monumento ao Cristo Redentor. 

Construído em concreto sobre tela de aço e revestido por um mosaico de pedra-sabão, originária da região de Carandaí, no estado de Minas Gerais. É um marco da engenharia civil brasileira e levou cinco anos para ser concluído. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, sendo segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia. 

Na cerimônia de inauguração, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o mau tempo impossibilitou esta façanha e a iluminação foi acionada diretamente do local, sendo então o Sr. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, que teve a honra de acionar o sistema. 

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859 pelo padre Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência. 

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922 mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados: o pintor Carlos Oswald, responsável pelo desenho do monumento; o engenheiro Heitor da Silva Costa, autor do projeto escolhido em 1923 ; o artista plástico Carlos Oswald, autor do desenho final do monumento e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski, responsável pelos braços e do rosto da escultura, enviando da França, uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos.

Para transportar todo aquele material, os construtores reuniam todas as peças na Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. Para chegar ao Corcovado as placas de gesso eram transportadas pelos vagões do trem que cortava a Estrada de Ferro do Corcovado.
A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho, Cosme Velho-Paineiras foi inaugurada em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3 800 metros de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906.
 
A obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias por todo o país. Vale ainda destacar que nenhum acidente ou morte foi registrado durante a construção.

http://www.estadao.com.br/especiais/o-cristo-redentor-visto-por-dentro,163542.htm