Hoje 12 de outubro de 1931 às
19h 15min,
esta sendo inaugurado no alto da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro o
monumento ao Cristo Redentor.
Construído
em concreto sobre tela de aço e revestido por um mosaico de pedra-sabão, originária
da região de Carandaí, no estado de Minas Gerais. É um marco da engenharia
civil brasileira e levou cinco anos para ser concluído. Dos seus 38 metros,
oito estão no pedestal e trinta na estátua, sendo segunda maior escultura de
Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
Na
cerimônia de inauguração, estava previsto que a iluminação do monumento seria
acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo
Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena
situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada
em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o
mau tempo impossibilitou esta façanha e a iluminação foi acionada diretamente
do local, sendo então o Sr. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, que teve a
honra de acionar o sistema.
A
pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922 mas as obras
somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a
realização, podem ser citados: o pintor Carlos Oswald, responsável pelo desenho
do monumento; o engenheiro Heitor da Silva Costa, autor do projeto escolhido em
1923 ; o artista plástico Carlos Oswald, autor do desenho final do monumento e
o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski, responsável pelos braços
e do rosto da escultura, enviando da França, uma réplica de quatro metros feita
de pequenos moldes, assim como modelos das mãos.
Para
transportar todo aquele material, os construtores reuniam todas as peças na
Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. Para chegar ao
Corcovado as placas de gesso eram transportadas pelos vagões do trem que
cortava a Estrada de Ferro do Corcovado.
A
estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor
foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho, Cosme
Velho-Paineiras foi inaugurada em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho
foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3 800
metros de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906.
A
obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias por
todo o país. Vale ainda destacar que nenhum acidente ou
morte foi registrado durante a construção.