" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120905

A torre e o relógio de Londres




Hoje, 11 de julho de 1859, soa pela primeira vez o sino da Clock Tower (Torre do Relógio) da Torre Santo Estevão da Parliament House, junto ao Palácio de Westminster às margens do Rio Tamisa, torre esta que foi inaugurada em 31 de maio deste mesmo ano.
O sino foi instalado durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas, que por ser um sujeito alto e corpulento tem o apelido de Big Bem, apelido este que passou para o conjunto arquitetônico. 
O grande sino foi fundido por George Mears em 1858, tem quase 3 metros de diâmetro, pesando 13.5 toneladas.
A Clock Tower que tem uma altura de 96 metros e nela também, como se pode ver, esta instalado um relógio de quatro faces com diâmetro de 7 metros cada, compostas por 312 peças individuais de cristal. É ele o responsável pelo acionamento da máquina do sino. Os ponteiros que marcam os minutos em cada uma destas faces são construídos de ferro e são bem grandes: o das horas tem dois metros e setenta centímetros e o dos minutos, quatro metros e trinta centímetros (Medidas aproximadas traduzidas para o sistema métrico decimal).

Em outubro de 1834, um incêndio destruiu boa parte do Palácio de Westminster. O projeto do novo palácio foi idealizado de forma a ter uma torre com um grande relógio no alto. O astrônomo real, Sir George Airy queria que o relógio tivesse uma precisão extrema, inclusive com conferência duas vezes ao dia com o Observatório Real de Greenwich. Muitos relojoeiros consideram que essa meta era impossível de cumprir. Assumiu a empreitada Sir Airy contando com a ajuda de Edmund Beckett Denison, um conceituado advogado conhecido por sua grande experiência em relojoaria e na ciência da medição do tempo.
A construção do relógio coube a companhia E.J. Dent & Co e foi finalizada em 1854. Cinco anos antes da própria torre de Santo Estevão ser concluída.
Sintonizem a rádio BBC, ela irá transmitir as badaladas do sino, todos os dias.