" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120912

Concorde faz seu último vôo comercial

Hoje, 23 de novembro de 2003, depois de 27 anos de serviço, a British Airways fara seu último vôo comercial com o supersônico, cinco meses depois da Air France se despedir do modelo. Uma cerimônia em homenagem ao mais lendário modelo da aviação civil está prevista no aeroporto Heathrow, de Londres. Os Concordes faziam vôos regulares desde 1976, sendo que o último vôo comercial ocorreu em 31 de maio passado, entre Nova York e Paris, com três horas e meia de duração.
Três Concordes aterrissarão em Heathrow às 16h (13h de Brasília), e se alinharão na pista, onde poderão ser admirados. Um deles virá de Edimburgo com funcionários da BA que trabalharam no avião desde que foram postos em serviço. Outro vira de Londres, com funcionários e convidados da companhia. O último será o vôo BA002, procedente de Nova York, trazendo celebridades e empresários.

Depois de aposentados, os Concordes da British Airways, serão expostos em museus, como os da Air France. Eles irão para um retiro apropriado, mas os locais exatos ainda não foram decididos. Assim esta encerrada a era dos vôos comerciais supersônicos, pelo menos por enquanto.

Cabine de comando do Concorde
Desde o final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica para transporte de passageiros. Cada possuía seu próprio projeto. No começo da década de 1960, devido aos enormes custos, a Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962, foi assinado o tratado entre a companhia britânica British Aircraft Co.  e a francesa Aérospatiale para juntas tornarem realidade o projeto. A construção dos protótipos das duas primeiras aeronaves começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Touluse e o Concorde 002 pela BAC em Filton. O Concorde 001 descolou para seu primeiro vôo de teste em 2 de março de 1969.

Os Concordes britânicos e franceses, começaram seus serviços comerciais em janeiro de 1976. Foram realizados uma série de vôos testes e de demonstração ao redor do globo a partir do ano de 1974. Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus vôos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro com escala em Dakar.

Voar no Concorde é uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave atual de passageiros. A aeronave é mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se faz notar quando ela decola após o pôr do sol de Londres e chega a Nova York ainda de dia.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se com perda total, causado por uma peça que estava no meio da pista de aterrisagem. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde. Após, algumas modificações, 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço. Apesar de todos os esforços, tornaram-se um fracasso financeiro, já que apenas 16 aviões foram comercializados, número muito abaixo das expectativas. Em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os vôos do Concorde.

"Todos se sentem enormemente orgulhosos por tudo o que conseguimos, mas há uma tristeza ao ter que dizer adeus. A decisão de retirar do ar o Concorde foi difícil, mas é a medida correta no momento correto". Disse o presidente da British Airways, Lorde Marshall.