" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120921

Inauguração da Disneylândia




Hoje, 16 de julho de 1955, é inaugurada a Disneyland, idealizado por Walt Disney. Esta localizada no distrito de Aneheim, Condado de Orange a 40 quilômetros a sudeste de Los Angeles no Estado da Califórnia.  Nesta data entra para o rol dos principais parques temático do mundo.
O Castelo da Bela Adormecida, a principal atração no coração do parque, é instantaneamente reconhecida pelas pessoas quando chegam ao parque, desde que foi visto na noite de domingo na televisão ABC, quando a construção foi dada por concluída.

Walter Elias Disney nasceu em Chicago - Illinois, no dia 05 de dezembro de 1901, filho de Elias Disney, um empreiteiro de origem irlandês-canadense e Flora Call Disney, professora primária de descendência germano-americana.

Foi num domingo que Walter Elias Disney, visitou o Griffith Park com suas filhas. Observando as meninas brincarem, imaginou um parque temático, mas o sonho só torna-se realidade, hoje, muitos anos depois de muito trabalho e planejamento. Planos de Walt Disney para a construção do datam de 1932, ele inicialmente tinha considerado a construção de um parque para abrigar seus personagens animados em um terreno 16 hectares, em Riverside Drive, em Burbank, enfrente ao Estúdio Disney. No entanto, como as atividades de Walt ampliado, assim como o seu sonho, tornando-se evidente que ele precisava de algo maior.
Em julho de 1953, Walt contratou o Instituto de Pesquisa Stanford para examinar as perspectivas econômicas da Disneyland e para explorar e encontrar um local no sul da Califórnia. Em agosto encontraram a 38 quilômetros ao sul de Burbank, em uma cidade chamada Anaheim um local com160 hectares de pomares de laranjeiras e nogueiras, lado da nova auto-estrada Santa Ana e a 27 minutos do centro de Los Angeles.
Ele reuniu uma equipe de designers, planejadores e artistas e formou em 1952 a empresa WED - as letras eram as suas iniciais. Operando a partir de um pequeno edifício no lote Burbank Disney, onde começou um longo processo criativo.
Disney tinha dificuldades para encontrar financiamento, como ele lembrou depois, ele foi informado por banqueiros que "o negócio de diversões ao ar livre era um anacronismo cultural que já caiu em senilidade". Alguns meses mais tarde, o avanço financeiro veio com um acordo de longo prazo com a ABC, que trouxe a rede de televisão como um grande investidor.
Com financiamento e um local assegurado, a construção começou em 16 de julho de 1954, apenas 12 meses antes do que estava programado para abrir. Joe Fowler, um engenheiro e almirante da Marinha aposentado que se tornou supervisor da construção.
Graças ao empenho e a criativa de Walt a Disneyland abre hoje as suas portas para o público - ao custo de 17 milhões de dólares, cujo investimento este que certamente se decuplicará em pouco tempo – são esperados 30.000 (trinta mil) pessoas entre visitantes e convidados.