" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120917

Usina Hidoelétrica de Itaipu



Hoje, 5 de maio de 1984, entra em operação a primeira unidade geradora da Usina Hidrolétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome "Itaipu" foi tirado de uma ilha que existia perto do local da construção que no idioma Guarani significa "o som de uma pedra"

Vista principal, o vertedor.
Em 1970, um consórcio formado pelas empresas PNC e ELC Electroconsult (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto. O início dos trabalhos se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em 17 de maio de 1974, foi criada a Binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte liderado pela construtora Mendes Júnior.

Interior.
O reservatório da usina começou a ser formado em 12 de outubro de 1982, quando foram concluídas as obras da barragem e as comportas do canal de desvio foram fechadas. Nesse período, as águas subiram 100 metros e chegaram às comportas do vertedouro às 10 horas do dia 27 de outubro.
Para viabilizar a sua construção, do curso do rio Paraná, sétimo maior do mundo foram deslocadas 50 milhões de toneladas de terra e rocha.

A quantidade de concreto usado para construir a Usina de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios do tamanho do Maracanã e o ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.

Vista satélite do lago.
O comprimento total da barragem é 7.919 metros. Itaipu é na verdade quatro barragens juntas - da extrema esquerda, uma de terra de preenchimento, uma de enrocamento, uma de concreto, a principal, e uma barragem de concreto para a ala direita. A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.

A vazão máxima do vertedouro de Itaipu é 62,2 mil metros cúbicos por segundo, correspondo a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Estão previstas a instalação de mais 20 unidades geradoras a serem instaladas ao ritmo de duas a três por ano que deverão começar a funcionar entre setembro de 2006 e março 2007. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná a geração poderá chegar a 100 milhões de MWh por ano, fazendo com que a Usina Hidrelétrica de Itaipu, construída pelo Brasil e pelo Paraguai torne-se a maior empresa em funcionamento em capacidade de geração de energia no mundo.